Menos é Mais


Já pensou qual seria a quantidade ideal para argumentos em um método? E a quantidade de métodos em uma Interface ou Classe? E quantas Classes você codificaria dentro de uma única unidade?

Vamos tentar obter alguns números.

Unsplash image

Introdução

O tamanho de uma Classe, ou seja, a quantidade de métodos que ela implementa diz muito sobre ela. Uma Classe com muitos métodos está fazendo coisas demais, possui responsabilidades demais.

Podemos utilizar o mesmo princípio para argumentos de métodos. Mais argumentos, mais informação, mais comunicações com outros Objetos. Então, teoricamente, o método está fazendo coisas demais.

Nesse artigo vou lhe mostrar alguns números ideais.

Não presumo que você irá concordar com tudo o que ler abaixo mas, concordando ou não, esses são meus números.

Métodos

Interfaces devem ser pequenas, com poucos métodos. Não é por que a Interface representa um Carro que ela deverá conter todos os métodos inimagináveis para implementar o comportamento de um Carro.

Cada Interface deve ter o número de métodos que represente uma entidade num contexto bem delimitado.

O número de métodos ideal está entre 1 e 5 para Interfaces e, consequentemente, é o mesmo para Classes.

No entanto eu não considero a sobrecarga de métodos nessa contagem, ou seja, se a Classe possui 3 métodos Save sobrecarregados, eu considero apenas como 1 método. Mas, mesmo que possa haver muitos métodos sobrecarregados, não quer dizer que a inteligência está dentro desses métodos. Não. Quase tudo pode ser delegado à outros Objetos mais especialistas.

Construtores

Os construtores primários e secundários sempre serão sobrecargas. Então você poderá ter quantos quiser.

Mas eu prefiro ter apenas 1 construtor e muitos Métodos New. Assim eu me beneficio de duas maneiras: a) A Classe só terá um meio para construir Objetos e b) Os métodos New obrigam outros desenvolvedores a utilizarem instâncias de Interfaces e não instâncias de Classe.

Argumentos

Utilize a menor quantidade possível de argumentos nos métodos. Um método com muitos argumentos é difícil de escrever, entender e ler. Lembre-se que a maior parte do trabalho de um programador é ler o código e não escrevê-lo.

O mesmo para argumentos dos construtores da Classe.

O número ideal para os argumentos está entre 0 e 5.

Variáveis locais

Antes de utilizar a técnica do Método New, eu precisava utilizar um número maior de variáveis, somente para ter a contagem de referência funcionando sem vazamentos de memória.

Não mais.

Agora eu utilizo cada vez menos variáveis locais e esse é um indício de um código mais Orientado a Objetos. Variáveis locais são utilizados em código procedural. Você precisa de uma variável para guardar algum valor, enquanto executa outro processamento, e então utiliza a variável que guardou em outro processamento… procedural.

O número ideal para variáveis locais está entre 0 e 3.

Atributos

Os atributos de um Objeto devem estar em conformidade com o que ele representa. Se você tem um método que retorna o Objeto no formato de XML, por exemplo, mas não utiliza esse formato em nenhum outro método, então você não deveria ter um atributo que representa um XML. Em vez disso, crie o Objeto só quando ele for necessário, ou seja, quanto o método que retorna um XML for requisitado.

O número ideal para atributos está entre 1 e 7.

Aqui, no entanto, você pode quebrar essa regra temporariamente se necessário, devido a prazos, complexidade, etc. Você pode aumentar o número de atributos e refatorar depois sem problemas, pois eles estarão encapsulados dentro da Classe.

Ninguém sabe o que acontece dentro de um Objeto, não é?

O que não pode ocorrer é ter um Objeto que não encapsula nenhum atributo. Um Objeto sempre deve encapsular alguma coisa, porque ele representa algo. Ele deve ter algum estado que é implementado por seus atributos.

Classes na Unidade

A linguagem Object Pascal foi uma das primeiras a implementar o conceito de packages ou namespaces.

Sim, estou falando das units.

Cada Unidade pode conter Classes públicas ou privadas.

O número ideal para Classes dentro da mesma Unidade está entre 1 e 11.

Dificilmente eu utilizo Classes privadas, pois sempre acho que elas podem ser utilizadas em outros módulos. No entanto, se necessário, Classe privadas — não importa se é privado no nível de Classe ou de Unidade — podem ser implementadas seguindo as mesmas regras dos atributos. Como são privadas, podem ser alteradas sem problemas futuramente.

Conclusão

Definir números máximos de usabilidade, é o mesmo que restringir. E restrição pode ser uma coisa boa. Restrição nos faz pensar em como tornar as coisas mais eficazes e com menos desperdícios.

Pense bem. Para fazer uma viagem para fora do seu país, por exemplo, você precisa planejar com cuidado o que levar na mochila. Você deve escolher o que é mais importante e essencial, e nada a mais. O motivo é viajar leve e curtir ao máximo, sem se preocupar com inúmeros objetos ou malas cheias de coisas que você estaria arrastando com você.

É muito mais difícil pensar no que é essencial ao invés de “por tudo na mala”, mas é um exercício que vale a pena fazer. Você fica abismado ao saber que necessita de tão pouco.

O mesmo vale para o seu código. Mantenha tudo leve e simples. Apenas com o essencial. Porque menos, é mais.

Até logo.

Posts Relacionados

  • Memória Segura Utilizando Instâncias de Interfaces

  • Classes Mutáveis vs Objetos Imutáveis

  • Implementando Interfaces Utilizando Diferente Assinaturas de Métodos

  • Usando Paths ao invés de Diretivas de Compilação

  • Trabalhando com Exceções em Requisições HTTP

  • Tipo object Continua Vivo

  • Array de Objetos

  • Variáveis Locais Deveriam ter Nomes Curtos

  • Como Dividir e Organizar o Código em Formulários com Muitos Widgets

  • Pascal Deveria ser Modernizado?