Objetos Complexos

Um Objeto não é apenas uma instância de uma Classe. Ele pode conter instâncias (quase) infinitas de diferentes Classes combinadas.

Continue →

O Procedimento Exit

Todos os programadores Pascal conhecem o procedimento Exit() desde as primeiras versões dos compiladores. Mas será que todos sabem utilizá-lo corretamente?

Continue →

Pas2JS: Codificando em Pascal, Executando em JavaScript

A equipe do Free Pascal e Lazarus nos deram um grande presente de Final de Ano: Um Transpiler de Pascal para JavaScript.

Continue →

Mais Performance usando Argumentos "const" para Interfaces

Se você utiliza instâncias de Interfaces em todos os lugares e quer aumentar um pouco a performance do seu código, leia esse artigo.

Continue →

Herança de Formulário é para Iniciantes

Depois que você aprendeu como funciona a Herança de Formulários, pode esquecê-la.

Continue →

Eliminando Métodos Privados

A utilização de Métodos Privados é um erro comum no design do código.

Continue →

Classes Aninhadas

As Classes Aninhadas reduzem o número de Classes públicas, melhoram o encapsulamento, o polimorfismo local e a legibilidade do código.

Continue →

API Unit: Tudo num só lugar

Uma única técnica que resolve muitos problemas.

Continue →

Injeção de Dependência sem XML, Atributos/Anotações ou Frameworks

É possível utilizar a Injeção de Dependência na Orientação Objetos sem depender de características específicas da linguagem, Arquivos XML, Atributos/Anotações ou Frameworks?

Continue →

Nomeando Classes em Libraries

Veja nesse artigo algumas ideias que você deveria considerar ao nomear suas Classes em projetos do tipo Library.

Continue →

Versionando e Organizando seus Pacotes

O desenvolvimento de Pacotes reutilizáveis pode se tornar complicado quando cada projeto está utilizando diferentes versões do mesmo pacote.

Continue →

Xavier Package

Xavier é uma biblioteca leve, Orientada a Objetos, para trabalhar com XML.

Continue →

Inter-process Communication

Gostaria de modularizar seus sistemas Object Pascal em pequenos executáveis mas não sabe como?

Continue →

Porquê eu escolhi Delphi e então, Object Pascal

Essa é minha contribuição aos artigos na Internet com a hastag #WhyIChooseDelphi.

Continue →

Redefinindo Classes

A redeclaração de Classes é um método prático para minimizar a colisão de nomes entre Classes, mesmo utilizando identificadores curtos.

Continue →