Métodos Privados


Existe um pensamento que diz que todo Método Privado deveria ser, na verdade, a implementação de outro Objeto.

Unsplash image

Introdução

Dizemos que todo Objeto deve implementar apenas uma única responsabilidade.

Então a ideia que todo Método Privado deveria ser outro Objeto faz sentido, pelo menos na teoria.

Se o Objeto deveria ter apenas uma única responsabilidade, por que eu teria mais Métodos (privados) além dos Métodos Públicos?

Não seriam os Métodos Públicos suficientes para implementar apenas uma única responsabilidade?

É o que vamos tentar entender nesse artigo.

Implementando um Objeto

Um Objeto deve ser a representação de uma Entidade. Mas não a representação total da Entidade. Isso seria quase impossível ou muito complexo.

Temos que abstrair ao máximo, ou seja, implementar apenas o comportamento relevante para o software.

Por isso é possível termos Objetos pequenos, coesos e que implementam apenas uma única responsabilidade.

Vejamos alguns exemplos para determinarmos se há sentido termos Métodos Privados, mesmo em Objetos simples.

Exemplo 1

No código abaixo temos uma Classe que é inicilizada com uma string que representa o nome do empregado.

Há uma Método Privado para “limpar” o nome. Essa limpeza consiste em retirar os espaços em branco do início e do fim do nome. Depois há uma verificação se a string não ficou em branco no final. Bem simples.

Apesar dessa simplicidade aparente, esse código possui vários erros ou violações de princípios.

O primeiro problema é conceitual: Você não deve fazer validações no construtor, pois segundo Alan Kay — inventor do nome/conceito Orientação a Objetos — aqui nesse email, ele diz: “Programação Orientada a Objetos (para mim) significa apenas mensagens, encapsular e esconder estado, e extrema ligação tardia de todas as coisas.

Primeiro você cria os Objetos, depois eles interagem. Se você for validando e/ou executando rotinas a medida que vai criando seus Objetos, você não está programando Orientado a Objetos, isso é Programação Procedural.

Você nem deve chamar nenhum Método no construtor, pois esses Métodos podem gerar algum problema e o Objeto pode não ser criado.

O segundo problema é que um Empregado não deveria “limpar o nome recebido”. Não faz sentido.

O Nome deveria ser um Objeto e ele iria validar a si mesmo; retornar uma string válida, sem espaços, formatada, talvez até com o nome do meio abreviado.

Em outras palavras, o Método CleanName não deveria existir, mesmo sendo privado.

Exemplo 2

Então para corrigir o exemplo acima, vamos implementar a Classe TEmployeeName.

Agora sabemos que essa Classe deve ser responsável por tudo que envolve Nome, então vamos incrementar e por alguns Métodos como FirstName e LastName. Assim esses Métodos poderão ser reutilizados por toda a aplicação e você não precisará ficar fazendo esses algoritmos em partes do código que não tem nada haver com manipulação de Nome.

Mas veja que eu introduzi um Método Privado.

Esse Método tem três responsabilidades — portanto não está 100% correto, mas serve de exemplo — que é 1) implementar o algoritmo para obter o FirstName, 2) implementar outro algoritmo para obter o LastName e 3) também está fazendo cache dos dados.

Essa Classe é tão simples que não haveria necessidade de existir esse Método Privado, porém imagine que um Objeto dessa Classe seja muito utilizado e precisa de muita performance.

Nesse caso o Método Privado está fazendo um cache dos dados, assim não será necessário “calcular” as partes dos nomes sempre que executarmos esses Métodos.

Essa é uma das ocasições em que um Método Privado ajuda e é bem vindo. O Objeto é criado sem interferências, rápido, sem cálculos. Depois, se um de seus Métodos for realmente executado, o Objeto faz as devidas validações e execuções. Para o mundo externo é indiferente, já que ninguém sabe o que acontece dentro de um Objeto.

Se você está curioso para saber como seria a “implementação pura” Orientada a Objetos, teríamos que implementar outra Classe para decorar a TEmployeeName somente para fazermos o cache dos dados. Então cada Método de TEmployeeName teria a implementação dos cálculos de partes do nome nos próprios Métodos Público — a Classe ficaria com menos código e mais simples.

A Classe decoradora ficaria mais ou menos assim:

Mas você sempre teria que instanciar esses dois Objetos, um decorando o outro.

Se vale ou não a pena criar essa Classe, é você quem decide ou as Regras de Négócio decidem por você.

Bom é saber que temos opções. Talvez começar a implementação com Métodos Privados e depois, se for o caso, refatorá-los.

Veja que é possível fazer um design melhor, sem Métodos Privados, mas sempre temos que ver os prós e contras.

Conclusão

Em teoria um Objeto não deveria ter Métodos Privados, porém vimos que existem casos de natureza tecnológica no qual os Métodos Privados auxiliam a codificação.

Como eu já disse em outro artigo: “Não devemos ser puristas em Orientação a Objetos se não há nenhum benefício” ou se o benefício for apenas estético, talvez.

Então fique atento sobre os Métodos Privados que você está criando. Veja se eles deveriam estar em outro Objeto. Mas não perca tempo buscando a perfeição, pois um Método Privado sempre poderá ser refatorado no futuro sem nenhum problema.

Até logo.

Posts Relacionados

  • Memória Segura Utilizando Instâncias de Interfaces

  • Classes Mutáveis vs Objetos Imutáveis

  • Implementando Interfaces Utilizando Diferente Assinaturas de Métodos

  • Usando Paths ao invés de Diretivas de Compilação

  • Trabalhando com Exceções em Requisições HTTP

  • Tipo object Continua Vivo

  • Array de Objetos

  • Variáveis Locais Deveriam ter Nomes Curtos

  • Como Dividir e Organizar o Código em Formulários com Muitos Widgets

  • Pascal Deveria ser Modernizado?