Objetos Validadores


Veja como fazer validações utilizando Objetos ao invés de utilizar programação procedural.

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Introdução

Na Orientação a Objetos a codificação deve ser declarativa. Isso quer dizer que, num mundo ideal, iríamos criar os Objetos agrupando-os entre si e, com uma única mensagem, o trabalho a ser realizado seria iniciado e cada Objeto iria realizar parte desse trabalho. Tudo em perfeita harmonia.

No entanto, não vivemos num mundo ideal e problemas podem ocorrer.

Se pudermos validar o input dos dados no nosso sistema antes de iniciar um processo mais elaborado, isso tornaria o processamento menos custoso, menos demorado e menos propenso a erros.

No entanto, se devemos codificar de forma declarativa, ou seja, sem condicionais que validem passo-a-passo o que está sendo processado — o modus operandis da programação procedural — como seria possível fazer isso utilizando Objetos para deixar o código mais seguro e fazer um tratamento mais adequado para cada problema ou decisão, antes que uma exceção possa ocorrer?

Validações

Imagine um Formulário onde há diversos campos para o usuário preencher antes de clicar em algum botão que irá fazer algo com os dados preenchidos nos widgets.

Sempre temos que validar o input antes de processá-lo, certo?

Tenho trabalhado com desenvolvimento de software a muitos anos. Grande parte desse tempo eu codifiquei a validação de campos utilizando o mesmo “padrão” que até hoje é utilizado, independentemente da linguagem utilizada.

Vejamos como é esse padrão:

O exemplo acima é sobre um Formulário que contém alguns campos, dentre esses campos temos Name e Birthday. O primeiro é string e não pode estar em branco. Já o segundo deveria ser uma data válida, então o código utiliza a função padrão SysUtils.TryStrToDate que verifica se é uma data válida e retorna o valor na variável MyDate.

Quem nunca fez isso?

Pois é.

Há problemas demais com essa abordagem:

  1. Não podemos reutilizar as validações. Em cada Formulário haverá uma possível cópia do mesmo código;
  2. As variáveis locais podem aumentar consideravelmente caso haja mais testes que necessitem de variáveis;
  3. O código é totalmente procedural;
  4. Não posso utilizar as informações de aviso ao usuário em outra aplicação Web, por exemplo, visto que as strings estão codificadas dentro de funções ShowMessage (ou qualquer outra função de mensagem para Desktop);
  5. O Formulário ficou complexo, visto que há muito código num único evento — e não adianta apenas criar vários métodos privados para cada teste, pois o Formulário irá continuar fazendo coisas demais.

Há variantes dessa abordagem acima, porém acredito que todos nós já vimos algo assim ou mesmo estamos codificando dessa maneira ainda hoje.

O que podemos fazer para simplificar o código, obter a reutilização das validações e ainda codificar utilizando Orientação a Objetos?

Constraints

Constraints são Objetos que tem por função a validação de algum dado ou mesmo a validação de outro Objeto.

Cada constraint valida apenas 1 artefato. Assim podemos reutilizar a validação em muitos outros lugares.

Vamos definir algumas Interfaces:

Vamos entender cada Interface:

  1. [guids]: São necessários para casting de Interfaces.
  2. IDataInformation: Representa uma infomação.
  3. IDataInformations: Representa uma lista de informações.
  4. IDataResult: Representa um resultado de uma restrição.
  5. IDataConstraint: Representa uma restrição.
  6. IDataConstraints: Representa uma lista de restrições.

Não estou utilizando Generics. Apenas Classes que podem ser reescritas em praticamente qualquer versão do Lazarus ou Delphi.

Bem simples.

Agora veremos a implementação das Interfaces — por questões de breviedade, vou apresentar somente as assinaturas das Classes:

Essas são Classes utilizadas em projetos reais. Em breve todo o código estará já está disponível no Projeto James. Você poderá obter esse código acompanhando a Issue #17 do mesmo projeto.

Na implementação acima não tem nenhuma Classe que implemente a Interface IDataConstraint. O motivo disso é que você, programador, irá criar suas próprias constraints.

Vejamos um exemplo de como reescrever o código procedural do primeiro exemplo.

Precisamos criar duas Classes que implementam IDataConstraint.

Como só há apenas 1 método nessa Interface, e para não deixar esse artigo ainda maior, vou mostrar o código de apenas uma implementação:

O código acima mostra como seria a implementação para a constraint TNameConstraint.

O código está procedural e ainda pode melhorar muito. As variáveis locais poderiam ser retiradas, bastando adicionar mais um overload do método New na Classe TDataResult — você consegue ver essa possibilidade? Conseguiria implementá-la?

Abaixo o código de como utilizar todos esses Objetos em conjunto:

Se nas validações acima o nome estivesse em branco mas a data de aniverário tivesse sido digitada corretamente — o resultado do método OK será verdadeiro se apenas todas as validações passarem no teste — o resultado do ShowMessage poderia ser:

- Name: Name is empty
- Birthday: OK

Essa seria apenas uma versão da implementação de como mostrar as informações. Poderia haver muitos outros decoradores para mostrar a informação em outros formatos como, por exemplo, HTML numa aplicação Web.

Conclusão

O código não está completo, mas acredito que posso ter aberto sua mente a novas possibilidades quando se trata de validações.

O resultado final de SaveButtonClick, mesmo utilizando a Classe TDataConstraints, também não foi implementada complemente seguindo o paradigma da Orientação a Objetos — para deixar o código mais sucinto — pois tem um IF lá que não deixa o código tão elegante quanto deveria, mas eu acho que dá para você visualizar as possibilidades de uso.

A instância de TDataConstraints e seus itens poderia ser utilizada em muitos outros lugares do código.

A combinação de tais Objetos é virtualmente infinita e seu será o mesmo em todo código.

O código é reutilizável em qualquer tipo de aplicação.

Nenhuma informação ou mensagem ao usuário seria duplicada no código. Haverá apenas um único lugar, uma única Classe, para fazer a manutenção de cada validação.

E a exibição da mensagem poderia ser em qualquer formato, bastando utilizar outros Objetos decoradores para ler as informations, formatando como quiser.

Até logo.

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