Métodos Getters e Setters


Seus Objetos representam alguma Entidade real ou são apenas um “balde de dados e funções”? Classes que possuem somente métodos Get/Set não geram Objetos reais seguindo o real conceito da Orientação a Objetos.

Imagem

Introdução

Os Objetos devem ter métodos para interagir com o mundo exterior. Esses métodos podem executar ações e retornar outros Objetos. No entanto o mundo exterior não deveria ter o conhecimento se os Objetos ou valores retornados nesses métodos fazem ou não parte do Estado interno dos Objetos.

Ao projetar com cuidado e se concentrar no que você deve fazer ao invés de como você vai fazer, elimina a grande maioria dos métodos getters/setters em seu programa.
— Why getter and setter methods are evil, JavaWorld

Muitos programadores não entendem ou ignoram esse conceito.

Um Objeto não deve representar um registro numa tabela, mas sim Entidades exteriores ao sistema no qual o Objeto foi criado.

Métodos Getters

Os métodos Getters são, conceituamente, mal entendidos e erroneamente utilizados. Por exemplo. Se você tem um método GetName, público, que retorna um atributo FName: string que faz parte do Estado do Objeto, conceitualmente falando, fica explícito para o mundo exterior que informações internas do Objeto estão sendo retornadas apenas porque estamos utilizando o prefixo Get.

Essa é uma forma de Violação de Encapsulamento. No entanto é uma violação teórica, baseada apenas na intenção da nomenclatura escolhida para o método.

Repito. É uma violação teórica. Isso quer dizer que não tem efeito prático em utilizar ou não o prefixo Get. Mas estou falando de intenção, ou seja, qual será o trabalho do método. Usar Get como prefixo dá a entender que algo interno será dado a quem pede. E isso não é bom.

Mas a linguagem Object Pascal tem properties — o mesmo conceito em C# — e não precisamos utilizar métodos Get, encapsulando do mundo exterior como a informação será processada antes de ser retornada. Pode vir de um método Get privado ou diretamente do atributo. Ponto positivo para o Object Pascal.

Métodos Setters

Bem, se deixar o mundo exterior bisbilhotar dentro de um Objeto utilizando seus métodos Getters públicos para obter todo o seu Estado interno é ruim, imagine então permitir alterações no Estado desse Objeto utilizando métodos Setters.

Um Objeto não pode ter seu estado interno alterado, pois isso entraria em conflito com a realidade da Entidade na qual ele representa.
eBook — @ObjectPascalProgramming

Objetos devem ser Imutáveis.

Objetos Imutáveis são livres de efeitos colaterais externos. Eles são criados representando um momento específico no tempo e devem permanecer inalterados até a sua morte.

Esse é um conceito muito menos abstrato do que a violação de encapsulamento utilizando Getters, mas pode ser ainda mais difícil de entender. E é por isso que terei que falar sobre imutabilidade em outro artigo.

Conclusão

Esse artigo serve para lembrá-lo que codificar Classes que representam registros em tabelas não é Orientação a Objetos.

Métodos Getters públicos não são necessários.

Métodos Setters ou properties que podem ser alteradas devem ser evitadas a todo custo. Nem todo Objeto pode ser imutável, infelizmente. Objetos widgets, por exemplo, serão mutáveis por conveniência e performance. Mas tente manter seus Objetos de Negócio imutáveis.

Podemos remover ambos, Getters/Setters, de nossos sistemas Orientado a Objetos quase por completo. Classes imutáveis não tem Setters e para Getters o Objeto deve passar a informação ele mesmo e não alguém pegar a informação dele. Falarei sobre isso futuramente.

Se você não precisasse de métodos Setters e utilizar Getters é no mínimo duvidoso, simplifique utilizando somente funções.

Como sempre faço uso de Interfaces, eu nunca implemento properties porque seria obrigado a declarar seus métodos de leitura/escrita, ou seja, Get/Set. Esses métodos poderiam ser privados, é claro, mas essa verbosidade é desnecessária se você estiver utilizando Objetos imutáveis.

Você acha que sou o único a pensar dessa maneira? Bem, então aqui está um ótimo artigo que fala sobre o assunto. Foi dele que traduzi a citação no início do artigo. E se quiser mais um, aqui está. Boa leitura.

Até logo.

Posts Relacionados

  • Memória Segura Utilizando Instâncias de Interfaces

  • Classes Mutáveis vs Objetos Imutáveis

  • Implementando Interfaces Utilizando Diferente Assinaturas de Métodos

  • Usando Paths ao invés de Diretivas de Compilação

  • Trabalhando com Exceções em Requisições HTTP

  • Tipo object Continua Vivo

  • Array de Objetos

  • Variáveis Locais Deveriam ter Nomes Curtos

  • Como Dividir e Organizar o Código em Formulários com Muitos Widgets

  • Pascal Deveria ser Modernizado?