Simplicidade


Hoje em dia temos acesso a dezenas de linguagens com inúmeros recursos como Orientação a Objetos, Generics, Classes anônimas, paradigma Funcional, Lambdas, Paralelismo…

Mas nós já dominamos o básico antes de começar a usar tais features?

Unsplash image

“When there is freedom from mechanical conditioning, there is simplicity. The classical man is just a bundle of routine, ideas and tradition. If you follow the classical pattern, you are understanding the routine, the tradition, the shadow — you are not understanding yourself” — Bruce Lee

Introdução

Me considero um programador old-school. Já desenvolvi/estudei com linguagens como C, C++, COBOL, Pascal, Object Pascal, Visual Basic, JavaScript, Java, PHP, C#, Lua e talvez algumas outras que tenha esquecido agora.

Apesar de ter estudado várias linguagens e utilizado algumas delas em projetos reais, o que tenho aprendido ao longo desses anos é que eu poderia fazer (quase) tudo com apenas algumas linguagens, poucas ferramentas.

Então escolhi Object Pascal para meus projetos. É uma linguagem simples, elegante, fácil de ler/escrever, fortemente tipada e possui (possuía) poucas features. Com ela eu consigo fazer desde um simples projeto de fim de semana até grandes sistemas com centenas de linhas de código.

Mas a “linguagem morta” — Object Pascal — cresce a cada dia, adicionando mais e mais features, tentanto seguir outras linguagens. E eu não gosto disso.

Uma Ferramenta para cada tipo de Problema

É eu também já ouvi isso. Devemos usar a ferramenta apropriada para cada tipo de problema. É claro que todos concordam. Mas se você consegue ter 80% de eficácia investindo apenas 20% do seu tempo e energia em algumas poucas ferramentas, por que acha necessário aprender outras dezenas de linguagens e ferramentas complexas, investindo mais tempo e dinheiro para conseguir produzir “apenas” 20% a mais? Lembre-se que segundo Paretto, você irá precisar investir 80% a mais de recursos para conseguir aumentar a produtividade em 20%. Vale a pena?

Bem, talvez sim, talvez não. Depende.

Que tipos de projetos você faz hoje?

Ou melhor: Os tipos de projetos que você fazia a 3 anos ou mais são os mesmos tipos de projetos em que trabalha hoje? Se sim, quais são as grandes diferenças que uma mudança de linguagem faria para toda a equipe?

Muitas mudanças positivas? Pode ser. Mas será que o problema é a linguagem ou o problema é com a equipe que A) não domina a linguagem que utiliza e B) não domina os requisitos do sistema?

Talvez você diga que precisa de novas features para facilitar o desenvolvimento. Sim, algumas features melhoraram muito o desenvolvimento — a Orientação a Objetos, por exemplo — no entanto outras não são tão essenciais assim.

O que eu vejo, na verdade, é que muitos programadores utilizam novas features apenas porque são legais ou “sexy mas isso, na minha opinião, não deveria ser motivo para utilizá-las.

Dia a Dia

No meu trabalho diário vejo problemas que seriam evitados se o código tivesse um design mais simples.

Os programadores desejam mais e mais utilizar as novas features sem pensar se uma adição de complexidade irá beneficiar o projeto no longo prazo.

“It’s not the daily increase but daily decrease. Hack away at the unessential.” — Bruce Lee

Alguns projetos em Java, por exemplo, são pura magia pra mim. São tantos artefatos que devem se interconectar que você perde a noção do que é seu e do que faz parte das dezenas de libs e frameworks. Você não codifica, apenas dá à esses frameworks o que eles querem.

É ótimo quando tudo funciona, mas quando há um problema…

Objetos são criados por “pura magia”, pois foram “injetados” por alguma entidade; registros não são salvos porque o Session não for marcado com “atributos especiais”; classes são “mapeadas” em tabelas utilizando-se de dezenas de “atributos” que parece haver mais código do que o próprio código da Classe! Mas a maioria acha tudo isso bem legal. Programadores que não codificam. Esse é o mundo hoje…

Você já parou pra pensar que talvez seja mais simples utilizar menos artefatos do que tentar aprender e aplicar todas as novidades que nos apresentam diariamente?

Saint-Exupéry disse: “Você sabe que alcançou a perfeição em design, não quando não há mais nada para adicionar, mas quando já não há mais nada que se possa retirar”.

Ao invés de aumentar a complexidade e uso de artefatos, tente diminuí-los.

Busque a simplicidade, não o contrário.

Simplicidade

Eu vejo a Simplicidade como a chave para minimizar 80% de todos os problemas existentes em projetos de software. Bem, na verdade em qualquer tipo de projeto, não apenas software.

Eu tento aplicar a simplicidade em tudo que eu faço. Diariamente.

Mas o que é simples para uns, pode ser complexo para outros. Por exemplo. Um sistema pode ser altamente complexo, mas seus desenvolvedores o consideram simples. Isso acontece porque eles já estão acostumados e conhecem todos os módulos e problemas.

“Simplicity is complex. It’s never simple to keep things simple. Simple solutions require the most advanced thinking” ― Richie Norton

Então como saber se algo é realmente simples? Há alguma medida?

Em minhas pesquisas por essa definição, encontrei uma palestra intitulada “Rumo a Ciência da Simplicidade” por George Whitesides. Eu a tenho arquivada desde 2012 e agora compartilho o link com você.

Para um Objeto ser considerável simples deve ter uma função previsível e confiável, com baixo custo e característica de servir, ou ter o potencial de servir, como blocos modulares.

Não deixe de ver o vídeo. Pois essa é a melhor definição de Simplicidade que eu já ouvi. Perfeito.

Desde então eu tento seguir essa linha de raciocínio.

Conclusão

Abrace a simplicidade em todas as parte do projeto. Faça com que suas Classes e Objetos sejam previsíveis, confiáveis, de baixo custo computacional e que ajam como blocos modulares que possam ser conectados entre si.

“Simplicity is the ultimate sophistication” — Leonardo da Vinci

Quanto mais simples, menos bugs, menos debug, menos curva de aprendizado, menos releitura do código.

Meu objetivo principal nos meus projetos é qualidade. Quero construí-los, entregá-los e esquecê-los. Não quero ficar fazendo remendos. Quero fazê-los certo logo na primeira vez. Pra isso sua base de código deve ser simples.

Esse é o caminho.

Ou talvez eu seja apenas um “velho” programador, avesso as “novidades”… você decide.

Até logo.

Posts Relacionados

  • Memória Segura Utilizando Instâncias de Interfaces

  • Classes Mutáveis vs Objetos Imutáveis

  • Implementando Interfaces Utilizando Diferente Assinaturas de Métodos

  • Usando Paths ao invés de Diretivas de Compilação

  • Trabalhando com Exceções em Requisições HTTP

  • Tipo object Continua Vivo

  • Array de Objetos

  • Variáveis Locais Deveriam ter Nomes Curtos

  • Como Dividir e Organizar o Código em Formulários com Muitos Widgets

  • Pascal Deveria ser Modernizado?