Objetos Imutáveis


Objetos Imutáveis são seguros, são thread-safe, simples de entender, construir e testar. Evitam acoplamento temporal, previnem a referencia nil/NULL e não precisam utilizar “cópia defensiva”.

Imagem

Introdução

Um Objeto Imutável é uma instância que, após inicializada através do construtor de sua Classe, nunca terá seu Estado alterado para o mundo exterior até o fim de sua vida.

Se você está lendo isso pela primeira vez talvez não consiga visualizar os benefícios das restrições que a Imutabilidade traz ao Desenvolvimento de Software.

Sim, restrições, e isso é ótimo.

Objetos Imutáveis são livres de efeitos colaterais externos. Eles são criados representando um momento específico no tempo e devem permanecer inalterados até a sua morte.
eBook — @ObjectPascalProgramming

A Imutabilidade irá lhe ajudar a codificar melhor, muito melhor, devido as restrições impostas.

Você terá que pensar cuidadosamente em suas Classes, porque elas existem, qual o real trabalho delas… Seus Objetos serão imutáveis então você não poderá alterar o comportamento deles em runtime utilizando Setters. Consequentemente cada Objeto deverá ter uma construção simples e fazer apenas um único trabalho. Os argumentos desse trabalho só poderão ser informados no construtor e ninguém quer um construtor complexo com 10 parâmetros, certo?

Por causa da Imutabilidade você será obrigado a fazer as Classes com poucos métodos e poucos argumentos no construtor.

Imutabilidade nos faz ter disciplina para codificar.

Vantagens da Imutabilidade

Restrições são ótimas para o código. Restrições, limites, condições… tudo isso traz ordem, clareza e entendimento.

Se você restringir, terá menos coisas para se preocupar, cuidar, modificar e testar.

Além da disciplina, vejamos algumas outras vantagens em utilizarmos a Imutabilidade.

1-Segurança

Objetos Imutáveis são seguros. Se o construtor de uma Classe retornar para o seu programa uma instância de um Objeto Imutável, significa que essa instância é segura para usar. Tudo o que deveria ter sido inicializado nessa instância que dependia do mundo externo, já foi verificado e satisfeito. Não é necessário utilizar nenhum outro Setter. Não há mais dependências externas. Tudo está pronto. Nada poderá ser quebrado.

2-Thread-safe

Objetos Imutáveis são thread-safe por definição. Se seu estado não modifica, seu Objeto pode ser compartilhado por mais de uma thread, ao mesmo tempo, sem necessidade de sincronismos. Isso nos traz performance. Não há necessidade de lock nas threads. A informação irá fluir com segurança e rapidez.

3-Simples de Entender, Construir e Testar

Objetos Imutáveis só recebem seus argumentos no construtor da Classe. Não queremos 10 ou mais argumentos para iniciar um Objeto. No máximo deveríamos utilizar 5 argumentos — é a regra que tento seguir.

Se uma Classe não tem modificadores externos e os construtores tem apenas 5 ou menos argumentos, então o Objeto será:

  1. Simples de entender porque terá menos código para ler (toda a dependência externa estará apenas no construtor);
  2. Fácil de construir por possuir poucos argumentos (lembre-se: 5 no máximo);
  3. Fácil de testar porque o único ponto de variação do comportamento são os argumentos (trate-os em Testes de Unidade e terá coberto todas as possibilidades de comportamento que o Objeto poderá ter).

4-Evitam Acoplamento Temporal

Acoplamento Temporal é quando métodos ou funções só podem ser executadas numa sequência pré-determinada.

Isso é programação procedural.

Vejamos um exemplo:

begin
  Query := TQuery.New(Database);
  Query.SQL.Text := 
    'SELECT id, name FROM Customer WHERE id = :id';
  Query.Params.ParamByName('id').Value := 10;
  Query.Open;
  ShowMessage(Query.FieldByName('name').AsString);
end;

No exemplo acima o Objeto Query é criado. Temos que chamar seus métodos ou propriedades numa sequência correta ou uma Exception será gerada. Esse é um “código padrão” que encontramos na maioria dos sistemas, certo?

Esse código não é Orientado a Objetos, é Procedural. Apesar de haver Objetos envolvidos, eles não estão conversando entre si. Há um “controlador” (você) que informa passo-a-passo o que fazer.

  1. A query deve ser informada;
  2. Os parâmetros devem ser informados;
  3. Executa a query;
  4. Obtém o resultado;

Como seria o mesmo exemplo utilizando um código Orientado a Objetos, declarativo, com Objetos conversando entre si?

Existem várias opções. Vou propor uma delas como exemplo:

begin
  ShowMessage(
    TQuery.New(
      Database, 
      TStatement.New(
        'SELECT id, name FROM Customer WHERE id = :id', 
        TParam.New(ftInteger, 10)
      )
    )
    .Open
    .Fields('name').AsString
  );
end;

Não há um controlador. Não há procedimentos um após o outro. O que existe é uma combinação de Objetos que trabalham entre si para gerar um resultado.

  1. Só é possível criar um TStatement se passar um SQL e seus parâmetros;
  2. Só é possível criar um TQuery se passar uma instância de Database e TStatement;
  3. O método Open pode ser executado a qualquer momento e ele gera um outro Objeto, por exemplo, um TDataSet (não pense no mesmo TDataSet que já existe na VCL/LCL);
  4. Um TDataSet tem uma lista Fields que, pelo nome, retorna um Field que é exibido na forma de string.

Não há acoplamento temporal.

Quando você executa o método Open tudo já foi configurado antes.

5-Previne a Referencia nil/NULL

Esse é um item óbvio quando utilizamos Objetos Imutáveis.

Não existe instâncias nil/NULL.

Se você não tem métodos de alteração dos atributos e os argumentos necessários para inicializar um Objeto Imutável são passados apenas no construtor da Classe, basta testar a existência de nil/NULL no construtor. Feito.

6-Não precisam usar “Cópia Defensiva”

Esse é um problema que muitos programadores Object Pascal não dão muita importância. Ele é mais conhecido no Java. Mas vou lhe dar um exemplo em Object Pascal:

type
  TQuery = class(TInterfacedObject, IQuery)
  private
    FDatabase: TDatabase;
    FSQL: TStrings;
    FParams: TParams;
  public
    constructor Create(Database: TDatabase);
    class function New(Database: TDatabase): IQuery;
    function SQL: TStrings;
    function Params: TParams;
    function Open: IQuery;
  end;

begin
  Query := TQuery.New(Database);
  Query.SQL.Text := 
    'SELECT id, name FROM Customer WHERE id = :id';
  Query.Params.ParamByName('id').Value := 10;
  Query.Open;
  ShowMessage(Query.FieldByName('name').AsString);
end;

A Classe TQuery tem 2 defeitos:

  1. Acoplamento Temporal. Se Open for executado antes da inicilização de SQL e Params, haverá problemas;
  2. Os atributos FSQL e FParams, apesar de serem privados e não terem nenhum método Setter para atualizá-los, ainda assim seus valores podem ser atualizados de fora do Objeto (chamadas a SQL.Text e Params.ParamByName).

Isso acontece porque SQL e Params são Classes com métodos Mutáveis.

Para que não aconteça isso você deveria criar cópias defensivas desses mesmos Objetos e retorná-los nos métodos ao invés de utilizar a referência dos atributos privados.

Mas teríamos outro problema, memory leak. O programador não saberia quando destruir um Objeto porque ele não saberia se é uma cópia ou a referência do atributo privado do Objeto. Java não tem esse problema porque tem o Garbage Collector.

O que devemos fazer, em Object Pascal, é só utilizar tipos Imutáveis ou retornar tipos de Interfaces que não tenham métodos/propriedades que permitam alterar seu estado interno. Interfaces com contagem de referência seriam destruídas automaticamete pelo compilador.

Desvantagens da Imutabilidade

Na engenharia tudo tem um preço. A Orientação a Objetos tem a vantagem do encapsulamento e polimorfismo, mas dizem que tem um custo alto no uso da memória do computador.

Temos que escolher as ferramentas corretas dependendo do trabalho a ser feito, pois não dá para termos só vantagens utilizando uma única ferramenta.

Então vejamos algumas desvantagens em utilizarmos a Imutabilidade.

1-Impacto na Performance

Imutabilidade exige que criemos uma nova instância se alguma modificação for necessária no estado do Objeto. Não podemos alterar o estado, então o Objeto deve criar uma cópia de si mesmo, com sutis diferenças.

Isso pode impactar na performance, mas há técnicas para minimizar esse custo.

O framework Immutable-js, um framework do Facebook que utiliza o conceito da Imutabilidade, faz uso de estruturas compartilhas para minimizar a criação de novas instâncias.

2-Mudança de Pensamento

Com Objetos Imutáveis você não poderá pensar em execuções linha-a-linha. Tem-se que usar uma programação mais declarativa. Essa pode ser uma transição difícil de fazer.

Nas Linguagens Funcionais como Clojure, Haskell ou F# é natural utilizar Imutabilidade, pois esse é o default nessas linguagens. O código é declarativo e funcional, não procedural. No código funcional, o valor de uma função de saída depende somente dos argumentos que são passados para a função. E funções podem retornar funções e recebê-las também. É um estilo completamente diferente do código procedural.

Linguagens imperativas como Java, C/C++ ou Object Pascal não tem estruturas imutáveis por padrão. Precisa ser simulado. Precisamos pensar, deliberadamente, em tornar algo imutável. Cada retorno de método, cada Objeto ou argumento. Essa é uma desvantagem, mas que diminui com o tempo e prática.

3-GUI, Widgets, etc

Temos Objetos que representam widgets na tela do usuário. Fazer esses Objetos Imutáveis seria complicado. É possível, mas não é eficaz — teríamos que mudar a forma de pensar e escrever GUI.

Tais Objetos como TEdit, TMemo, etc são melhores construídos sendo Mutáveis.

Utilizando a forma que temos hoje para criar Objetos na tela, se tívessemos que criar um novo Objeto sempre que o usuário alterasse o Text ou Caption de algum widget, a performance cairia drásticamente além de haver problemas com a GUI.

Então, para construir GUI, Objetos Mutáveis ainda são melhores nessa área.

Conclusão

Imutabilidade me faz ter disciplina e simplicidade.

Apresentei a teoria e os motivos — ou alguns deles — para você começar a utilizar Objetos Imutáveis.

Na teoria pode parecer fácil mas na prática é muito mais difícil do que parece. Exige quase uma lobotomia. Você deve extrair o pensamento procedural, que está muito ligado a mutabilidade, e começar a utilizar o pensamento funcional onde tudo é imutável.

Vejo a Orientação a Objetos como um caminho do meio. Um caminho mais equilibrado, mais simples, entre os paradigmas procedural e funcional.

Utilizando a Orientação a Objetos podemos utilizar o que há de melhor entre esses dois paradigmas.

Faça sua escolha.

Até logo.

Posts Relacionados

  • Memória Segura Utilizando Instâncias de Interfaces

  • Classes Mutáveis vs Objetos Imutáveis

  • Implementando Interfaces Utilizando Diferente Assinaturas de Métodos

  • Usando Paths ao invés de Diretivas de Compilação

  • Trabalhando com Exceções em Requisições HTTP

  • Tipo object Continua Vivo

  • Array de Objetos

  • Variáveis Locais Deveriam ter Nomes Curtos

  • Como Dividir e Organizar o Código em Formulários com Muitos Widgets

  • Pascal Deveria ser Modernizado?